ABA x Desenvolvimento Infantil: Entenda os benefícios e resultados
- Gestor de Criação Booom Criative
- 15 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de fev.
Você já ouviu falar no termo ABA?
ABA é a sigla para Applied Behavior Analysis (Análise do Comportamento Aplicada) e se baseia na implementação de atividades estruturadas, adaptadas tanto para ambientes clínicos quanto para os ambientes naturais do indivíduo, com o objetivo principal de desenvolver habilidades socialmente relevantes, promovendo qualidade de vida para a criança e sua família.
É importante destacar que a ABA não é um método em si, mas uma ciência que embasa as técnicas e procedimentos aplicados nas intervenções, sempre de forma personalizada para cada paciente. Estudos científicos têm demonstrado que a aplicação da ABA contribui significativamente para a melhora da interação, comunicação, socialização e expressão das crianças com autismo.
A inclusão envolve diversos fatores e considera as particularidades e necessidades de cada criança ou adolescente. Entre as contribuições da ABA, podemos citar:
Vivência mais ativa e autônoma;
Desenvolvimento pedagógico, emocional e comportamental;
Melhoria na qualidade de vida da criança e de sua família.
Mudanças positivas no cotidiano com a ABA
Gracielen Maria A. Moreira, uma das mães que contam com o apoio do Cemadi para seu filho, conta sua experiência: “Vimos nosso filho alcançar coisas que pareciam impossíveis. A ABA tem feito uma grande diferença!”.
“A cada consulta podemos notar uma evolução do grande progresso. O Cemadi está sempre para nos dar apoio e segurança constante”, ressaltou Silmara Ferreira dos Santos.
No entanto, o uso da ABA nas intervenções apresenta desafios, mas oferece também muitas oportunidades de aprendizado que superam as expectativas. Como explica um dos profissionais do Cemadi, a terapia contribui de diversas formas para a inclusão social das crianças com TEA nas atividades do dia a dia. “Com a terapia, conseguimos ensinar comportamentos novos aos alunos, como socializar, brincar e aprender a ser ouvintes, habilidades que fazem a diferença no convívio social”, explica o terapeuta. Ele ainda destaca que a terapia prepara as crianças para a convivência com pares, tornando o ambiente mais propício para o ensino dessas habilidades.
Além disso, o setor intermediário da clínica tem observado grandes avanços comportamentais ao longo do processo terapêutico. A redução de barreiras comportamentais como estereotipias e comportamentos desafiadores, a melhoria na comunicação — seja verbal ou alternativa — e o desenvolvimento da independência e socialização são algumas das vitórias importantes para os pacientes. “Buscamos proporcionar uma melhor comunicação para que os alunos consigam ser "entendidos" em todos os contextos de suas vidas, trabalhamos a independência de cada um, socialização, uso de banheiro e habilidades que são pré-requisitos para comportamentos mais "complexos", explica outro profissional da equipe.
Transformações observadas nas famílias
Flavinha Fontes, mãe de Joaquim, também reflete sobre as mudanças no comportamento e nas interações sociais do filho desde o início da terapia: “Não houveram algumas mudanças, porque, na verdade, TUDO MUDOU! Hoje ele tem a chance de socializar, interagir e mostrar o quanto a terapia ABA pode mudar para melhor a vida de uma pessoa!”
A mudança foi clara não só nas habilidades de interação, mas também na participação nas atividades familiares e sociais. “Desde o aprendizado de habilidades tão simples como o apontar até as mais complexas, como interagir e poder acompanhar brincadeiras e conversas de forma natural e objetiva com a família, na escola, com terapeutas, ou seja, na vivência diária,” compartilha Flavinha, destacando a importância da ABA para o desenvolvimento do seu filho.
E os avanços na comunicação e habilidades sociais de Joaquim não passaram despercebidos. “O simples fato de poder reconhecer e atender ao chamado do próprio nome já foi um grande passo que possibilitou a interação com quem o procura,” observa Flavinha. Esse pequeno progresso abriu portas para muitas outras possibilidades, como a interação durante brincadeiras, diálogos, e até a iniciativa própria ao procurar outros para brincar. Esses avanços são provas do impacto positivo da ABA no cotidiano das crianças e suas famílias.
O papel do Cemadi no desenvolvimento infantil
O Cemadi é uma clínica especializada e referência em Maringá na área do Desenvolvimento Infantil. Além de ter uma base científica, a equipe do Cemadi busca sempre estar atualizada nos estudos e certificações para levar uma intervenção de qualidade, sempre pautada no respeito, responsabilidade, ética e assentimento.
Venha conhecer nossa clínica e equipe para conferir como podemos ajudar!
Comments